A maravilhosa Ilha de Madagascar.

A fantástica versão que a DreamWorks construiu para levar zebras, leões, hipopótamos, girafas e pinguins para a inóspita Ilha de Madagáscar pode não ser tão absurda assim.

Isso porque um estudo publicado nesta semana pelo periódico Proceedings of the National Academy of Sciences of United States of America propõe que os vertebrados que vieram à ilha africana podem ter chegado por meio de pequenas embarcações improvisadas ou pela mudança no fluxo das correntes oceânicas próximas a Madagáscar.

O novo estudo busca compreender como se formou o grande número de espécies endêmicas e a variedade animal da ilha, que vem sendo especulada há tempos, mas sem nenhuma teoria consistente.

Desta vez, os pesquisadores acreditam que esta migração de diversas espécies pode ter ocorrido há 65 milhões de anos, após os continentes terem se separado e isolado Madagascar. E, então, muitos dos ancestrais dos animais que povoam o lugar hoje podem ter sido guiados pela corrente oceânica do Canal de Moçambique e seguido em balsas, pequenas ilhas flutuantes ou até mesmo nadando.

Para as aves que habitam a quarta maior ilha do mundo, a explicação é a inversão das correntes oceânicas, que teria ocorrido há 23 milhões de anos. O fato pode ter ajudado os pássaros a voar do continente africano até a ilha.

A equipe de cientistas analisou dados comparativos entre os animais da ilha e seus parentes extintos mais próximos fora dela, o que possibilitou a fixação de datas para a ocorrência desta migração. Além disso, dados oceanográficos e geográficos da época ajudam a sustentar o estudo.

National  Geographic   REINO ANIMAL 21/03/2012

Anúncios
Categorias: Sem categoria | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “A maravilhosa Ilha de Madagascar.

  1. é um verdadeiro mistério como esses animais tão exóticos chegaram a ilha, mas são fascinantes.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: