NOTÍCIAS

Mostra “África Hoje” vai exibir 24 documentários em São Paulo

31 mai 2012

 

Entre os dias 29 de maio a 10 de junho a cidade de São Paulo recebe a “Mostra África Hoje”, que vai exibir 24 documentários produzidos sobre o continente africano. O evento acontece na Caixa Cultural, no centro da capital paulista. No dia 1º de junho será também realizado às 19h45 um debate que irá discutir a cinematografia da região. A mesma Mostra foi exibida no Rio de Janeiro entre os dias 15 e 27 de maio.

 

A curadora e cineasta Luciana Hees explica que a ideia surgiu quando um grupo de brasileiros foi para Moçambique e decidiu trazer os filmes africanos para o país. Luciana trabalha em Moçambique desde 2003, onde é responsável pela produção do Dockanema, um dos principais festivais de documentários da região. “Nós levamos produções internacionais para Moçambique. E também exibimos muitos filmes africanos”, afirma a curadora.

 

Para ela, é importante mostrar ao público brasileiro uma África atual. “Ficamos um ano amadurecendo o projeto. Queríamos mostrar uma África ativa e não tradicional. Acho que no Brasil ainda se tem uma ideia de que os africanos são como os nossos índios. É uma imagem que ainda tem esse resquício, com foco nas guerras, fome e na natureza selvagem com leões e elefantes. Era isso que nós queríamos mudar”, declara.

 

A cineasta afirma que existe uma janela ainda pequena para exibição de filmes africanos no Brasil, especialmente fora do circuito comercial. Festivais importantes como o do Rio incluem filmes africanos na programação. E algumas universidades brasileiras também promovem sessões, fruto das relações com instituições de ensino africanas ou mesmo as embaixadas.

 

Ela conta que a recepção do público é excelente. “As pessoas ficam interessadas e surpreendidas e querem saber mais. Existe muita riqueza de realidade”. O perfil do público é bem diverso, desde estudantes e professores, representantes de movimentos afrodescendentes e pessoas ligadas ao cinema.

 

Além da mostra, ela elenca outras ações que podem formar público para filmes africanos. Uma delas é envolver as escolas no processo. “É um público ávido, que está começando a entender o que é o mundo. E o tema interessa a todo mundo, pois o Brasil tem muita influência do continente”, afirma.

 

A cineasta acredita que é difícil comparar os filmes africanos com os brasileiros, dada a diversidade do continente. Mas explica que existem visões diferentes de acordo com a procedência dos realizadores. “Um produtor de origem estrangeira que aborda a África tem uma visão, normalmente, mais genérica e sensacionalista. Já os próprios africanos tendem a contar histórias por meio do indivíduo e conseguem ir mais fundo”, afirma.

Fonte: http://www.criaticidades.com.br/noticias/mostra-africa-hoje-vai-exibir-24-documentarios-em-sao-paulo/ (acesso em 03 junho de 2012)

Anúncios
Categorias: Sem categoria | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “NOTÍCIAS

  1. Boa oportunidade para conhecermos mais esse continente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: