Localização do Deserto do Saara

Localizado no continente africano, o deserto do Saara ocupa uma área de aproximadamente 9 milhões de quilômetros quadrados, correspondendo a 35% do território. Sua extensão é maior que a de alguns países, como, o Brasil, Índia e a Austrália. Ele também é considerado o maior deserto quente do planeta. 

Presente em dez países (Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, Tunísia e Sudão), além de se estender por outros três (Etiópia, Djibuti e Somália), onde recebe denominações locais. Esse deserto é o elemento natural responsável pela subdivisão da África: África Mediterrânea (ao sul) e África Subsaariana (ao norte).

O deserto do Saara apresenta áreas bastante pedregosas e outras porções nas quais predominam dunas arenosas. O clima dessa região é hiperárido, com baixíssimos níveis de umidade relativa do ar. As temperaturas são elevadas, podendo atingir mais de 50°C durante o dia, entretanto, as noites são bastante frias, com temperaturas negativas.                           

As chuvas são quase nulas. Raramente quando acontecem, são torrenciais em virtude de longos períodos secos. A paisagem vegetal está ausente na maior parte desse domínio, presente apenas em áreas de oásis. Curiosamente, uma das faixas de terra mais férteis do planeta fica nessa área, ao longo das margens do rio Nilo.

Francisco, Wagner de Cerqueira E. Deserto do Saara. Disponívelm em <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/deserto-saara.htm>. Acesso em: 28/05/2012.

Localização do Deserto do Saara

Anúncios
Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: