Ilha de Madagascar

ILHA DE MADAGASCAR

ilha de madagascar – localização

Madagascar é uma ilha localizada no oceano Índico, na costa leste da África. Madagascar é a quarta maior ilha do mundo, sendo maior que a França e um pouco menor que o Texas. A ilha foi separada do resto do continente africano há mais de 150 milhões de anos e por isso a maiorias das plantas e animais encontrados lá não existem em nenhum outro lugar do mundo.

ilha de madagascar

Por ser tão remota, Madagascar só foi povoada por seres humanos nos últimos 2 mil anos, o que é recente na história da humanidade. Os Malagasy, como são chamadas as pessoas que nascem na ilha, são descendentes de povos da Indonésia, que atravessaram o oceano Índico e vieram parar em Madagascar. Povos árabes e africanos chegaram mais tarde e também fizeram contribuições importantes para a cultura da ilha.

ilha de madagascar

A costa leste de Madagascar era território de piratas até que os franceses colonizaram a ilha, no final do século XIX. A independência veio em 1960 e hoje Madagascar é um estado democrático.

Aproximadamente 75% das espécies de plantas e animais de Madagascar são endêmicas, o que significa que elas só são encontradas lá e em nenhum outro lugar do planeta. A ilha é morada para alguns animais bem estranhos, como os lémures, os tenrecs (que parecem um porco-espinho), camaleões de todas as cores, a fossa e vários outros bichos. Infelizmente, muitos desses animais únicos e muito raros estão ameaçados de extinção por causa da caça e da destruição das florestas onde eles vivem.

A ilha de Madagascar tem um dos maiores índices de biodiversidade do planeta.

Lagarto

Existem aproximadamente 200,000 espécies conhecidas em Madagascar, e 150,000 delas são endêmicas, o que significa que elas não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Dentre essas espécies únicas contam-se 50 tipos de lémures, 99% dos sapos da ilha e vários pássaros. Na verdade, todos os lémures do mundo estão em Madagascar, o único lugar do mundo onde existe esse bicho engraçado.         

90% das mais de 300 espécies de répteis em Madagascar são endêmicas. A lsita de répteis da ilha inclui: lagartos, cobras, tartarugas & tortoises, e crocodilos.

Madagascar não tem vários tipos de cobras encontradas em outros países africanos. É interessante notar que os répteis da ilha tem seus parentes mais próximos na América do Sul e não na África.

Por serem tão exóticos, os répteis de Madagascar são muito procurados por colecionadores no comércio ilegal. Como consequência, algumas espécies de camaleão, geckos e tortoises estão ameaçadas de extinção.

Fonte: http://www.wildmadagascar.org/brazilian-portuguese/kids/15-wildlife-snakes.html; http://www.malapronta.com.br/blog/2011/01/20/conheca-a-ilha-de-madagascar/

Você pode aprender mais sobre a vida selvagem de Madagascar no Wildlife of Madagascar Packet [em inglês] (PDF).

About these ads
Categorias: Sem categoria | Tags: | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com. O tema Adventure Journal.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: